Pinturas do Museu do Prado em Lisboa

Boda Campestre

‘Boda Campestre de Jan Brueghel’

“RUBENS, BRUEGHEL, LORRAIN. A PAISAGEM NÓRDICA DO MUSEU DO PRADO”
MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA
3 de Dezembro a 30 de Março

O Museu Nacional de Arte Antiga irá receber a primeira exposição em Portugal, composta exclusivamente por obras do Museu Nacional do Prado, o mais importante museu de Espanha e um dos mais importantes do mundo. De 3 de Dezembro a 30 de Março, o Museu Nacional de Arte Antiga irá expor 57 pinturas dos grandes mestres da paisagem do século XVII.

Os mais destacados mestres da paisagem nórdica do século XVII compõem esta mostra, com obras tão importantes como Paisagem Alpina, de Tobias Verhaecht, A vida no Campo, A Abundância e os Quatro Elementos e Boda Campestre de Jan Brueghel o Velho, além de A Visão de Santo Huberto, pintada em colaboração com Rubens, Paisagem com Ciganos e Tiro ao Arco, de David Teniers, ou os dramáticos Cerco de Aire-sur-la-Lys, de Peeter Snayers, e Bosque, de Simon de Vlieger.

As duas tipologias mais características das paisagens pintadas por artistas do Norte da Europa – a paisagem de inverno e a paisagem de água – estão representadas, entre outras, pela delicada pintura O Porto de Amesterdão no Inverno, de Hendrick Jacobsz. Um Porto de Mar ou Desembarque de Holandeses no Brasil, de Jan Peeters, aludem a terras longínquas, às quais o comércio marítimo fez chegar os holandeses. Está também representado Peter Paul Rubens, o grande mestre da paisagem nórdica, com a famosa pintura Atalanta e Meleagro Caçando o Javali de Cálidon.

“Rubens, Brueghel, Lorrain. A Paisagem Nórdica do Museu do Prado” pode ser visitada de terça a sexta-feira das 10h00 às 19h00, sábado das 10h00 às 21h00 e domingo das 10h00 às 19h00.

Informação de Preços
Museu Nacional de Arte Antiga

Anúncios